Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Procurar

Barca Aldegalega 2021 atribuída à Baixa do Montijo ConVida!

Barca Aldegalega 2021 atribuída à Baixa do Montijo ConVida!

BARCA ALDEGALEGA – 2021

Este reconhecimento que foi feito ao nosso trabalho, fez-nos ter uma maior noção da grandeza das coisas que temos alcançado ao longo destes últimos 4 anos. Que mesmo aos nossos olhos nos parecem ser sempre insuficientes, mas que tais como as mais pequenas gotas de chuva … têm a capacidade de juntas formarem os mais magníficos lagos!

A Comissão da Baixa nasceu de uma necessidade que se fazia sentir entre empresários e lojistas da Baixa do Montijo que não se sentiam representados ou mesmo protegidos pela Associação de Comerciantes existente.

Somos perto de 230 lojistas e empresários, que juntos planificamos, organizamos e concretizamos iniciativas e eventos que promovem o Comércio Local junto da População. O sucesso e impacto que estes projectos têm tido, falam por si só!

Sobrevive quem melhor se adapta e por isso a nossa atenção está sempre sobre as mais recentes tendências nacionais e internacionais, replicando o que de melhor se faz e concretizando ideias que inicialmente só existem nas nossas cabeças.

Acreditamos que o Comércio Local não contribui para a Cultura da Cidade… o Comércio Local é a própria Cultura da Cidade materializada na “vida” que corre nas suas artérias e ruas!

Temos a certeza da importância das iniciativas que desenvolvemos pois a promoção do Comércio Local, é na verdade a promoção da própria vida em Comunidade, onde a proximidade, a empatia, a integração e o cuidado uns pelos outros são valores que se elevam, fazendo com que toda a população saia beneficiada!

Estivemos, estamos e pretendemos continuar a estar sempre ao lado dos nossos clientes e amigos!

Acreditamos num futuro melhor, onde o Comércio local terá, à semelhança do que verificámos durante a pandemia, um maior destaque e merecerá a preferência dos consumidores, pela qualidade de atendimento, pela qualidade dos seus serviços e produtos, pela sua sustentabilidade, pelo seu valor humano e pela capacidade de poder proporcionar a toda a nossa comunidade uma melhor experiência de vida!

Sabemos que o que fazemos é de grande valor, até porque este país não é para pequenos e médios comerciantes, mas para gente corajosa, destemida e perserverante!

Nas palavras de Walter Elliot: A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas… uma depois da outra!

Que tenhamos sempre Fé, Esperança e Força para continuar a remar pela nossa Baixa!

Mais do que um grupo somos uma equipa orgulhosa da terra onde escolheu viver e do papel que nela desempenhamos, sempre que os nossos clientes optam pelo Comércio Tradicional que representamos! Um comércio que traz consigo muitas histórias e muitos sonhos por concretizar! Onde cada rosto tem um nome, cada sorriso uma missão, onde as amizades se multiplicam e onde a necessidade se junta ao prazer de comprar.

Foram vários os obstáculos, que tantas vezes nos fizeram pensar em baixar os braços, pois a Comissão da baixa não funciona com sócios e não conta com qualquer tipo de subsídios ou cotas, mas ainda assim a nossa vontade tem conseguido ultrapassar estes desafios.

De todos os projetos que tivemos, gostávamos de referir o Peddy Paper, onde se consegue criar uma ponte que perdura no tempo entre os lojistas e os participantes e do qual nasceu o primeiro Mapa Comercial da nossa Cidade, aliás! Acabou de sair a segunda edição atualizada, que podem levantar em qualquer um dos pontos aderentes.

Queremos destacar que todos os eventos e dinâmicas que fazemos são sempre feitas com recurso a empresas e pessoas da nossa terra, honrando assim com ações os princípios que defendemos.

Um dos exemplos mais marcantes foi o calendário dos Homens da Baixa, que imaginámos enquanto atravessávamos a Praça da República e falávamos em fazer algo fora da caixa. Surgiu-nos então a ideia do calendário dos Homens da Baixa, um pouco à imagem dos famosos calendários de bombeiros e desatámos a rir pois achávamos que não ia ser possível concretizar, no entanto, e persistentes como somos, no dia a seguir fizemos uma lista com várias profissões existentes na Baixa e partimos ao ataque, deixem-nos dizer-lhes que das 10 da manhã às 11 h da noite tínhamos 12 homens disponíveis para embarcar na nossa aventura sem saber sequer, muito bem, para o que iam. Desde já agradecemos a cada um deles!

Já em tempo de pandemia, avançámos para outro desafio que também exigiu bastante de nós, pois no ano 2020 em que nada se podia fazer, quisemos motivar os nossos clientes e colegas, fazendo-lhes chegar uma mensagem de esperança e força, com o objetivo de nos mantermos unidos, não apenas como comerciantes, mas acima de tudo como Comunidade. Queremos destacar o vídeo promocional da Baixa, em que recorremos à magnífica voz da montijense Dulce Pontes, que desde o primeiro momento nos apoiou gratuitamente, disponibilizando todos os meios, para que pudéssemos utilizar uma das suas músicas no nosso vídeo clip. A ela o nosso muito obrigado! Foi um processo longo e desafiante, mas que nos fez perceber, uma vez mais, que o céu é o limite quando nos unimos num só objetivo.

E é com base nesta união, que queremos manifestar publicamente o nosso agradecimento pelo apoio e reconhecimento que temos recebido também da Câmara Municipal do Montijo, não só financeiramente, mas também através de apoio técnico e humano na concretização dos nossos projetos.

Queremos agradecer também à União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro não só por esta distinção, mas acima de tudo por sempre nos ter apoiado desde o primeiro minuto, nos momentos mais desafiantes do nosso caminho!

Agradecemos ainda a todos membros da Comissão da Baixa, especialmente àqueles que alinham sempre nas nossas aventuras (eles sabem quem são) e a todas as associações, instituições e empresas que a nós se juntam enquanto parceiros e patrocinadores, e que tantas vezes marcam presença nos nossos eventos de moda, dança, música, entre outros.

Por último, não com menos importância, queremos mencionar a nossa família, que nos apoia (sem ter grande opção de escolha), em todas estas nossas aventuras e que acaba por trabalhar também voluntariamente em  prol da comunidade!

Que nunca esqueçamos, que em qualquer área da nossa vida que: Sozinhos vamos rápido, mas juntos chegamos mais longe!

Obrigada a todos!

Cristina Fuste / Luís Sabóia / Tânia Bargado Melo